sexta-feira , 13 de dezembro de 2019
Home / Histórico

Histórico

A Importância do Oficial R/2 para o EB


No dia 25 de abril de 1927, através do boletim do Exército nº 377, foi criado o CPOR – Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do RJ, com grande empenho e participação ativa de um empreendedor: Capitão de Artilharia Luiz de Araújo Correia Lima, aquele que é o patrono dos órgãos de formação de oficias da reserva do Exército Brasileiro. A formação de Oficiais da Reserva da 2ª Classe estava prevista desde 21 de dezembro de 1921, através do Decreto 15.185, tendo como doutrina a missão militar francesa.

Desde então, os Oficiais R/2 fazem parte da história do Brasil, tendo como seu papel de maior destaque, até então, a participação na 2ª Guerra Mundial, com o efetivo de 452 oficiais oriundos no CPOR do RJ, compondo a FEB-Força Expedicionária Brasileira. Porém, cerca de 3 mil Oficiais R/2 foram convocados para atuarem nas unidades do Exército não mobilizadas pela FEB, tendo como principal missão a defesa do litoral brasileiro.

O principal, histórico e maior herói da FEB que atuou no teatro de Operações da 2ª guerra mundial, na Itália, foi o Oficial R/2 Major Apollo Miguel Resk, condecorado com a Medalha de Campanha, a Cruz de Combate de 1ª. classe, a Medalha de Sangue do Brasil e a Medalha de Guerra, do Governo Brasileiro.

Do Exército Americano recebeu a Medalha “Cruz de Serviços Notáveis”, considerada uma das mais importantes condecorações americanas e, principalmente, A Medalha Estrela de Prata. 

Fundação da AORA

A Associação de Oficiais R/2 do Amazonas – AORA foi fundada em 19 de novembro de 1998 tendo como seu principal incentivador e entusiasta nosso atual Comandante do Exército Brasileiro Gen. Villas Bôas. O Idealizador e principal figura responsável pela criação da AORA foi o Tenente R/2 Roberto Ferreira IZQUIERDO da turma NPOR – 1º BIS do ano de 1985.

Compõe a AORA

Compõem o quadro de Oficiais R/2 formados no Amazonas: Oficiais formados em Infantaria, Intendência, Médicos, Farmacêuticos, Dentistas, Veterinários e todos os quadros de Oficiais Técnicos Temporários, como Administradores, Contadores, Advogados, Engenheiros, dentro outros.

Porém, podem se associar todas as demais áreas do Exército Brasileiro com formação nos OFOR.

Como se Associar?

1)Através da Fanpage da AORA no Facebook tem o link de cadastro.

2)Enviando um email para aorapres@gmail.com solicitando o envio do formulário de Inscrição.

3)Solicitando um link de cadastro pelo WhatsApp do número da AORA: (92) 99472-5465.

4)Comparecendo a sede provisória da AORA na Rua João Alfredo nº 97, Bairro São Geraldo de 08h as 12h.

5)A Anuidade da AORA está no valor de R$ 170,00 tendo direito de receber o cartão de descontos AORA Vanttage.

Vantagens em Fazer Parte da AORA

1)Cartão de Descontos AORA Vanttage.

2)Banco de Currículos.

3)Guia Comercial.

4)Convênio com instituição de Pós Graduação e Cursos de Extensão ESP – IPOG (Plaza Shopping).

5)Convênio com Curso de Idioma Number (Manauara Shopping).

6)Descontos financeiros em eventos , cursos e treinamentos promovidos pela AORA.

7) Network.

8)Apoio Mútuo em diversas situações profissionais e pessoais.

AORA Associada do CNOR

A AORA compõe o Conselho Nacional de Oficiais da Reserva – CNOR, órgão nacionalmente reconhecido pelo Ministério da Defesa e pelas ações de apoio as Forças Armadas. O CNOR reúne atualmente 27 Associações de oficiais da reserva em todo território nacional, com papel relevante na sociedade e de apoio ao corpo de oficiais R/2 associados a elas.

Site do CNOR: www.cnor.org.br

Finalidades e Objetivos da AORA

A AORA tem no seu estatuto 04 principais missões:

-Representativa

-Assistencial

-Esportiva e Social

-Cultural

Porém, como caráter objetivo e definição de metas imediatas da nova gestão, elegemos como missão da AORA: Associar, Organizar, Representar e Apoiar os Oficiais R/2 no Amazonas!